Apesar de vermos inúmeras revistas lançando-se no mercado jornalístico a cada dia, o mercado é pouco explorado pelos jornalistas. As famosas revistas segmentadas ou técnicas, que não são comercializadas em banca de revistas, são pouco conhecidas pelos jornalistas.
Uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Editores de Publicações (Anatec) mostra quem no Brasil, há pelo menos, duas mil publicações diferentes de vários segmentos, mas há falta de interesse por parte dos profissionais. Em Mato Grosso, o número de revistas que se lançam no mercado está crescendo cada vez mais, mas poucas são as que conseguem se manter por muito tempo.
Mas por que essa dificuldade de se manter no mercado e por que há tanto desinteresse por parte dos profissionais? Especialistas em comunicação alegam que a maior dificuldade dos jornalistas em seguir essa tendência é por não conseguir se adaptar à escrita, que é bem diferente dos outros veículos. Além disso, a falta de planejamento na hora de abrir o próprío negócio é frequente, talvez porque esse nicho vem sendo gerenciada pela nova geração, o que pode justificar o despreparo.
Apesar das dificuldades de mão de obra qualificada e consolidação do negócio, a revista tem se tornado atrativo pela nova geração de jornalistas, por ser um mecanismo mais tranqüilo para produção e, conseqüentemente, por proporcionar uma qualidade de vida melhor que a dos profissionais que trabalham nas redações e condições de vida favoráveis, no entanto, a falta de especialização nessa área tem impedido alguns profissionais de atuarem no segmento.
Apesar das dificuldades de mão de obra qualificada e consolidação do negócio, a revista tem se tornado atrativo pela nova geração de jornalistas, por ser um mecanismo mais tranqüilo para produção e, conseqüentemente, por proporcionar uma qualidade de vida melhor que a dos profissionais que trabalham nas redações e condições de vida favoráveis, no entanto, a falta de especialização nessa área tem impedido alguns profissionais de atuarem no segmento.
Depoimentos de jornalistas que atuam na área revelam que as revistas são as mais tranqüilas para quem quer passar mais tempo com a família, além de ter salários melhores. Executivos dão dicas para quem quer entrar nessa área do Jornalismo: mandar o currículo para os sites das entidades ou então procurar por associações de classe. Os profissionais apontam que um aspecto importante deve ser levado em consideração na hora da procura por trabalho nessa área: esforço e dedicação continua sendo quesito fundamental durante a escolha do candidato.
Por Elienai Corrêa
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