quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ARTIGO: Afinal, o que é jornalismo?

Ética, compromisso, dedicação, paciência, organização, garra, bom texto, e talvez um pouco de malícia. Inúmeros profissionais formam-se todos os anos e, quantos deles podem agregar todos esses princípios, ou pelo menos parte deles, para conseguir transmitir o que pretendem com responsabilidade e verdade? Bom, talvez poucos!
Google Imagens

O perfil profissional do jornalista é transmitido no seu texto, é ele quem vai dizer se você está cumprindo com a obrigação de esclarecer para a sociedade o que ela deve saber. Isso mesmo! O que a sociedade precisa saber!
Será que postar num site de notícias assuntos como entretenimento, fofoca ou resumos das principais novelas, significa que está atendendo ao público que busca por notícias da sua cidade ou do Estado?
Pois bem, se sim ou não, é o que mais estamos vendo, principalmente nos sites da nossa capital. Com o objetivo de manter o leitor atento ás suas atualizações, os “profissionais nossos de cada dia” recheiam nossas mentes com o que posso chamar de “leitura pouco aproveitada”. E mais, acredito que não mude em nada na vida das pessoas se souberem que a Lady Gaga colocou um novo aplique no cabelo, ou se, o Fábio Júnior separou-se pela milésima vez!   
Mas, o que muda, E MUITO, a vida da sociedade em geral, se o preço do combustível vai subir ou baixar nos próximos seis meses. Se as escolas públicas vão entrar em greve, onde deixar seus filhos? A Copa vai trazer mais empregos para os cuiabanos? Com tantas melhorias, os impostos vão aumentar? De onde vem tanto dinheiro para construção dos estádios, de qual órgão? Por que os agrotóxicos fazem mal? E a situação da saúde? Quantos pediatras existem nos prontos-socorros? Enfim, estas e outras perguntas devem ser respondidas diariamente pelos nossos jornalistas. Mesmo que não entrem nos assuntos factuais, com certeza vai agregar muito valor ao cidadão que lê.
Aquele dia que ele(o jornalista) pensa: “Poxa, porque eu vim trabalhar hoje? Não tem nada demais acontecendo. Ninguém importante morreu!”. Hora, não tem o que dizer? Não diga bobagem, ou corra o risco de perder o foco da sua empresa e os leitores!
São inúmeros debates que podem servir de pauta naquele dia que TALVEZ nada aconteça.
Relembrar temas importantes, abordando outros ganchos. Ex. Em Cuiabá, como andam as obras para Copa de 2014? Após o surto da dengue, o número já diminuiu? Quais os bairros com a pior situação? O preço dos alimentos mais caros, e por que sobem tanto?
Enfim, ser jornalista é deixar o debate para que as pessoas saibam como fazer suas próprias escolhas. Questionar e também dar espaço para o outro lado. Cobrar das políticas públicas melhorias, e não desfocar o espaço tão merecido e gracioso que a mídia proporciona.


Por Amanda Campigotto

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