quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Leitor online presta mais atenção que leitor de jornal impresso


Imagem Google

Qual é a sua fonte de informação mais confiável? A que meio você recorre quando quer realmente tirar uma dúvida um jornal impresso ou você vai diretamente à Internet?

Um estudo norte-americano afirma que pessoas que usam a internet para ler notícias prestam mais atenção ao que estão lendo do que leitores de jornais impressos. A pesquisa EyeTrack07, produzida pelo Poynter Institute uma escola de jornalismo da Flórida, descobriu que os leitores online lêem 77% do que escolhem para ler enquanto usuários de jornais impressos lêem em média 62% do conteúdo. Leitores de tablóides ficam ainda mais atrás, com índice de cerca de 57%. A pesquisa também descobriu que pessoas prestam mais atenção a itens escritos em forma de pergunta e resposta ou no formato de listas e preferem fotos noticiosas em vez de imagens posadas e produzidas. O estudo testou quase 600 leitores em quatro mercados norte-americanos.

Seleção
Os participantes que se dividem em 49% de mulheres e 51% de homens e com idades entre 18 e 60 anos, tiveram que ler a edição do dia de jornais impressos e online durante 30 dias. Duas pequenas câmeras foram montadas sobre o olho direito dos pesquisados para monitorar o que eles estavam lendo, eles tinham liberdade para ler o que queriam. Cerca de 75% dos leitores de jornais impressos tinham comportamento metódico se comparado com percentual de cerca de 50% dos leitores de publicações online, leitores metódicos tendem a ler do topo ao pé de uma página sem examinar muito ela e relêem algum material. Já os leitores online sejam eles metódicos ou com estilo de varredura, lêem quase o mesmo volume de texto.

Diferenças
Os pesquisados prestam em média 15% mais atenção a formatos alternativos de matérias do que reportagens publicadas de maneira tradicional. Em páginas maiores esse número sobe para 30% afirma o estudo. Grandes manchetes e fotos em publicações impressas são lidas em primeiro lugar, mas os leitores online vão primeiro para barras de navegação.

Por: Jaine Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário