quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jornais ainda atingem mais público que a internet, diz pesquisa


Google Imagens

Os jornais impressos no mundo alcançam mais pessoas do que a internet. Pode parecer absurdo diante das inúmeras tecnologias, que a sociedade tem ao alcance para manter-se informado. Mas é o que diz uma pesquisa da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês). O estudo abrangeu 69 países que correspondem a 90% do mercado global de jornais em termos de receita de vendas e anúncios.

Mesmo tendo uma leve queda de 2% na circulação - caindo de 528 milhões em 2009 para 519 milhões em 2010 – o impresso é lido 2,3 bilhões de pessoas no mundo, um número 20% maior do que o 1,9 bilhão de pessoas que a internet alcança. Segundo a pesquisa, os jornais respondem por 8% do tempo de consumo de mídia, mas 20% de todas as receitas de publicidade. Já no número de publicações, houve aumento de 1,4%, ou 200 novos títulos, para 14.853. A taxa de crescimento é inferior à observada em anos anteriores, devido à consolidação de mercados e fechamento de jornais gratuitos. Ainda conforme a pesquisa, os jornais gratuitos, que tiveram grande êxito em anos anteriores, apresentaram queda na distribuição total, para 24 milhões de cópias, ante 34 milhões em 2008. 
 
Divergências – Mesmo apresentando um fato positivo para os donos de jornais impressos, há um ponto contraditório na preferência dos leitores. A pesquisa revela que o que foi perdido em impressões foi mais que compensado por leitores das versões digitais dos periódicos. A audiência digital representa, em média, um terço dos leitores dos impressos, compensando a perda de 2% das assinaturas.

Segundo a estudante de jornalismo da UFMT, Bárbara Taques, a tendência é de que este número de leitores digitais tende a crescer e pode tornar-se um risco para os jornais. “Não acredito na extinção total do jornalismo impresso, mas creio que com o tempo o número de leitores tradicionais só tende a diminuir. Isso fica evidente, por conta do número de pessoas que optam ler versão digital dos jornais”, explica. Para a jornalista, Ana Cristina, os jornais precisam passar por uma readequação para obter melhores resultados. “Os jornais estão atualmente em um ambiente desafiador, porque os leitores são mais promíscuos, têm mais escolhas, leem jornais com menos frequência. È preciso fazer mais para atraí-los, encontrar novas maneiras de angariar lealdade”, ressalta.


Por Amanda Aquino

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