quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A RAPIDEZ DO TWITTER

O Twitter é a rede social que mais cresceu este ano e também a que tem ganhado mais adeptos.
A possibilidade de divulgação instantânea de notícias e cobertura de eventos "na hora" seduz cada vez mais redações a usar o twitter. A rapidez da informação da informação sobre o jornalismo tradicional é impressionante.
Google imagens
No dia 15 de janeiro, o avião da US Airways fez um pouso emergencial sobre as águas do Rio Hudson. A emprensa não estava no local, a primeira foto tirada do acidente foi feita através de um iphone e chegou ás redações através do twitter do desconhecido empresário Janis Krums.
Fatos como este fazem com que cada vez mais empresas jornalísticas utilizem o twitter para divulgação das notícias de ultima hora.
            

TWITTER: Aliado ou Ameça?

Na visão de João Simão, docente e investigador da UTAD. O twitter não ameaça nenhum dos meios de comunicação, ele é mais um aliado, uma forma de chegar mais perto das fontes e de ter mais fontes.
Acredito que o cidadão comum não é um jornalista, mas uma fonte. Cabe aos jornalistas adaptarem-se e evoluirem por forma de saberem utilizar as ferramentas que a tecnologia vai colocando ao dispor de todos.


APENAS 140 CRACTERES   

O limite de 140 caracteres por tweet é ideal para os requisitos jornalísticos de ser direto e conciso, argumenta João Simão.
 

Por Genima Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário