sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Redes sociais: Pense duas vezes antes de publicar


Imagem Google
 O uso de redes sociais já se tornou um hábito comum para quem acessa a internet. Seja do celular ou do desktop, passam boa parte do dia compartilhando informações nas redes e também lendo o que os amigos publicam.
Um estudo recente divulgado pela ANJ mostrou que 90% das empresas jornalísticas têm perfis nas redes sociais, 70% já tiveram que chamar a atenção dos jornalistas pelo seu uso e 40% delas já tiveram problemas com o que é postado.
Nas redes existem um pouco de tudo: gente que compartilha intimidades, frustrações, notícias, comentários do cotidiano e uma infinidade de assuntos. Todo mundo tem liberdade para escrever o que quiser em seus perfis sociais, entretanto todos os meses brotam casos de pessoas que são criticadas e até afastadas dos seus postos de trabalho por escreverem besteiras.
O portal Comunique-se preparou uma apresentação sobre casos de pessoas que tiveram problemas profissionais por postar opiniões divergentes dos veículos em que trabalhavam nas redes sociais.
Dicas
Política para uso de redes sociais nos veículos de comunicação. Segundo a pesquisa, o bom senso é a principal ferramenta de quem pretende não se complicar nas redes. Alguns veículos já criaram cartilhas de trabalho para seus profissionais como consta abaixo.
  • Sites pessoais e blogs que contem conteúdos esportivos não são permitidos.
  • Antes de se engajar em qualquer  tipo de  redes sociais que lidam com o esporte, vocês deve receber a permissão do supervisor nomeado pelo seu chefe de departamento. 
  • Se ESPN.com escolher não postar conteúdo esportivo relacionado á mídia social, você não  tem permissão para relatar, especular, discutir ou dar qualquer opinião sobre temas relacionados com suporte ou personalidades em suas plataformas pessoais.
  • Fique longe de criticas da imprensa ou de colegas e concorrentes.
  • As informações confidenciais ou proprietárias das empresas ou informações similares de terceiros, que compartilharam essa informação com a ESPN, não devem ser partilhados.
  • Consulte o seu editor antes de se “conectar” a quaisquer contatos  que possam ser tratados como fontes confidenciais. Abrir suas “amizades/fontes” é semelhantes á abertura publica da sua agenda.




POR: Niuzete Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário