foto: Google imagens |
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o International News Safety Institute (INSI) lançarão, já nos primeiros meses de 2012, curso para jornalistas profissionais que trabalham em situações de risco e violência. O treinamento também pretende atrair empresas de comunicação, para que invistam em um fundo destinado a possibilitar a realização do curso em todo o país.
O aluno aprende a identificar situações de risco, adotar procedimentos de segurança, identificar direitos, deveres, imunidades e fatores de estresse relativos ao desempenho de seu trabalho jornalístico sob condições adversas.
Os cursos devem focar, entre outros assuntos, o uso de equipamentos de segurança, noções de primeiros socorros, formas de proteção básica e o planejamento prévio antes de realizar coberturas que exponham esses profissionais. Além de aspectos jurídicos, humanitários, éticos e psicológicos envolvidos na participação jornalística em situações de risco também serão comentados durante o treinamento.
A aliança entre essas duas instituições deve ampliar o acesso e a qualidade dos encontros, para que haja uma maior segurança e que os jornalistas consigam cumprir essas coberturas sem correr qualquer risco.
Além das duas instituições a Abraji também conta com o apoio de mais duas parcerias, o Projeto Especiais em Comunicação e Arte (Oboré) e a Cruz Vermelha que também promovem palestras e cursos à proteção dos jornalistas.
Por Alana Campigotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário