quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DRT, COMO TIRAR REGISTRO DE JORNALISTA SEM DIPLOMA. VANTAGENS E DESVANTAGENS.

A DRT de Cuiabá, passou a liberar o registro para Jornalistas sem diploma, e como tirar o registro de jornalista sem diploma, com base na decisão do acordão do Supremo Tribunal Federal, em Junho de 2009, derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, com esta decisão torna-se pública a qualquer cidadão se tornar um jornalista, sem ter se quer sentado em um banco de Universidades ou Faculdades, desde que comprove as suas experiências adquiridas na área profissional como Jornalista, em veículo ou empresa de comunicação.
As solicitações dos registro estão mais fáceis com estas decisões permite que só a um diferencial perante os pedidos nas solicitações dos registros dos profissionais, os critérios usados são diferenciados desdes na entrega da documentação exigida por leis, os registros aprovados terão uma identificação em separado, para os Jornalistas diplomados serão identificados como Jornalista profissional, já os não diplomados seriam identificados apenas como "Jornalista".
Há outros também que estão sobre a ação juridica, de acordo com o Ministério, "os jornalistas não diplomados na área, que conseguiram o Registro Precário concedido por força liminar-ação Civil Públiica - 2001.61.00.025946-3, deverão passar a ser identificados como Jprnalistas/Decisão STF, devendo ser selecionado como documento de capacitação: decisão STFRE 511.961. Já os não diplomados, serão identificados apenas como Jornalista." O atendente da DRT o Senhor Nilson de Souza, explica como deve proceder para os cidadãos que deseja solicitar o registro de jornalista sem o diploma, deve procurar a DRT, e preencher o formulário e requerimento próprio com letras bem legiveis e anexar os seguintes documentos:
  • Requerimento em duas vias (protocolo);
  •  Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; 01 Foto 3/4;
  •  Comprovante de escolaridade (cópia);
  • Declaração de empresa ou exemplar de jornal ou revista;
  • Cópia da carteira de identidade (RG);
  • Cópia do comprovante de inscrição no cadastro de pessoa física (CPF);
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Registro fica pronto a partir de 30 dias da data de entrada.
Dentro desta envergadora os jornalistas sem diploma após o reconhecimento do registro da profissão pode ter enumeras vantagens e desvantagens, esse parecer quem pode explicar  é o jornalista Davio Paula, qual serão as vantagens primeiro em ter uma profissão reconhecida para quem trabalha na área profissional da comunicação. Em segundo lugar tem mais crédito perante a sociedade como jornalista.
Qual é a desvantagem, primeiro o não reconhecimento pelo Sindicato da categoria profissional. Segundo lugar as empresas vão barrar na contratação destes profissionais por não ter o curso de Jornalistas. Terceiro Lugar não poder participar de concursos públicos.
No entendimento, os registros dos profissionais como jornalistas sem diploma tem dois lados positivo e negativo perante a sociedade quem dara a palavra final.

Hedvirges Benevides Souza, aluno do 4º ano de Jornalismo do IVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário