terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SER FOCA


fonte: google.com

Ser foca é o começo do caminho. Um começo sofrido, assim como também são sofridos o meio e o fim.

Ser foca é a libertação da condição de mero estudante de jornalismo. Como é insuportável ser por tantos anos um mero estudante. Agonia demais para quem tem pressa de viver tudo na prática. Já notaram como o foca enche a boca para dizer que é, enfim, jornalista?

Ser foca é não ter ainda experiência. É o menino virgem levado pelo pai ao puteiro. Medo danado de falhar. Mas tão grande quanto o frio na barriga é a vontade de descobrir um mundo novo.

Quando se é foca, não há perrengue que não se possa enfrentar. O foca aceita trabalhar por muito pouco ou de graça e não reclama. Pega pauta roubada e acha o máximo. O foca corre todos os riscos, paga todos os micos.

O foca tudo pode. Sensação de imortalidade da infância.

Ser foca é fazer clipping na madrugada, infográfico, notinha baseada em release, pesquisa para a matéria dos outros. É suplicar por uma pauta decente na reunião semanal, assim como o cachorro suplica um carinho do dono.

Ser foca é jogar paciência enquanto o mundo parece pegar fogo.

Ser foca é ter humildade de ouvir os mais velhos, inclusive o mais derrotado de todos. O jornalista velho de estrada não será, com certeza, nenhum modelo de herói para o foca, mas ensinará atalhos salvadores. Quem precisa de heróis é filme americano. O foca precisa aprender a não se perder no caminho.

Ser foca é ter a incrível capacidade – que vai desaparecendo com o tempo – de respirar fundo diante das dificuldades e dizer...

... Que se foda!

Por Duda Rangel

A TODOS COLEGAS DO IVE QUE POR 4 ANOS PASSARAM POR VÁRIOS PERRENGUES, DISCÓRDIAS, MAS, NA MAIOR PARTE DO TEMPO, MUITAS ALEGRIAS.... FELIZ NATAL E UM BOM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO!

A Priscila Mendes, um agradecimento especial. Primeiro por ter aguentado  a gente por todos esses anos, segundo pela paciencia, tranquilidade e respeito com quem sabe menos (ainda) ehehhe. Muito sucesso em seu caminho! Um bom Natal e um excelente 2012.

Élvio dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário