domingo, 4 de dezembro de 2011

Aumento das cotas na UFMT

Desde que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), aprovou o programa da inserção nas universidades por meio de cotas, vem gerando muitas divergências de opiniões.
O objetivo do sistema de cotas é democratizar o acesso dos alunos á universidade, para outros esse sistema faz acepções de pessoas, ou seja, dá oportunidade aos estudantes da escola pública e negros de concorrerem com gente que, teoricamente tiveram as mesmas oportunidades.
Um programa de cotas será implantado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para atender os alunos de escola pública nos cursos mais concorridos, como medicina, engenharias, direito e os cursos da área de tecnologia. A partir do próximo ano, 50% das vagas ofertadas serão disponibilizadas para alunos da escola pública, sendo 20% para negros. A concorrência entre os cotistas e não cotistas será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. O aluno irá fazer a inscrição, optando pela vaga de cotista ou não. A UFMT vai exigir os documentos que comprovem a realização do ensino médio em unidades públicas antes de selecionar os colocados. Todo processo será avaliado e novas regras irão ser aplicadas nos anos seguintes.


GENIMA PAULA DE ARRUDA COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário