Google Imagens |
Desde decisão do Supremo Tribunal Federal em 2009 - de decidir pela não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista – vem se discutindo a importância da formação universitária da profissão. Na época eu estava no inicio do curso e confesso que a decisão me trouxe questionamentos, contudo meu sonho por fazer jornalismo nunca diminuiu e a agora na reta final percebo a real necessidade da formação acadêmica.
Mais afinal, qual a função do diploma? As discussões em torno do assunto são bastante distintas. Alguns acreditam que a pratica e a experiência vale mais que uma formação acadêmica; e outros – assim como eu - ainda acreditam que a academia é o início de uma caminhada para ser um profissional ético e de sucesso.
Há alguns meses li uma entrevista com o editor-executivo de O Globo, Luis Antonio Novais, sobre a profissão de jornalista. Ele disse que a “notícia precisa ter muito mais reflexão”. Isto significa que a produção da notícia não pode ser realizada por qualquer pessoa, ou seja, por profissionais não qualificados. E a qualificação acontece, como para qualquer profissional, por meio do curso universitário. Isto é fato, não??? Ter curso superior para exercer a função de jornalista, é condição imprescindível. Afinal, é no cotidiano da sala de aula que o acadêmico tem contato com a história e a trajetória da profissão, conhece experiências com profissionais mais antigos e fica ciente da responsabilidade no exercício da profissão.
Amanda Aquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário