quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ARTIGO: Exigência do diploma para exercício da profissão: Em defesa do óbvio.


Google Imagens
O Senado aprovou nesta quarta-feira (30), em primeiro turno, uma Proposta de Emenda à Constituição que estabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício daprofissão de jornalista. Foram 65 votos a favor e 7 contrários ao projeto do senador José Carlos Valadares (PSB-SE).  A decisão acima ainda vai passar por uma segunda aprovação no Senado, mas já arrancou sorrisos e aplausos de jornalistas e universitários no país inteiro.

Desde decisão do Supremo Tribunal Federal em 2009 - de decidir pela não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista – vem se discutindo a importância da formação universitária da profissão. Na época eu estava no inicio do curso e confesso que a decisão me trouxe questionamentos, contudo meu sonho por fazer jornalismo nunca diminuiu e a agora na reta final percebo a real necessidade da formação acadêmica.


Mais afinal, qual a função do diploma? As discussões em torno do assunto são bastante distintas. Alguns acreditam que a pratica e a experiência vale mais que uma formação acadêmica; e outros – assim como eu - ainda acreditam que a academia é o início de uma caminhada  para ser um profissional ético e de sucesso.


Há alguns meses li uma entrevista com o editor-executivo de O Globo, Luis Antonio Novais, sobre a profissão de jornalista. Ele disse que a “notícia precisa ter muito mais reflexão”. Isto significa que a produção da notícia não pode ser realizada por qualquer pessoa, ou seja, por profissionais não qualificados. E a qualificação acontece, como para qualquer profissional, por meio do curso universitário. Isto é fato, não??? Ter curso superior para exercer a função de jornalista, é condição  imprescindível. Afinal, é no cotidiano da sala de aula que o acadêmico tem contato com a história e a trajetória da profissão, conhece experiências com profissionais mais antigos e fica ciente da responsabilidade no exercício da profissão.


É importante frisar que com a infinidade de informações que circulam no mundo é fundamental o trabalho de um profissional para facilitar, administrar e às vezes decodificar as informações para sociedade. E advinha quem faz este trabalho??? Sim. Os Jornalistas! E somente um jornalista qualificado que passou por um curso universitário de jornalismo tem habilidade para realizar esse trabalho. E é por este e por uma gama diversificada de razões – o qual se fosse descrever não caberia neste post – é que defendo  a necessidade do diploma de jornalismo.


Amanda Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário