O jornalista que se preze depende e estabelece uma relação significativa com suas fontes e empresas que tem assessorias. Quer dizer, dependemos de outras pessoas e dos releases vindos de empresas para termos informações e através delas compartilhá-las com os ouvintes, leitores e telespectadores. Será!?
A grande maioria das informações que recebemos nas redações, não importa em qual veículos trabalhamos, vem, na maioria das vezes de uma única fonte. Parece até uma combinação de opiniões e alterações de imagens e fotos de uma mesma versão de informação.
A fonte que informa através de release os jornais, sites ou TV X que na maioria das vezes não apuram a materia e postam sem ao menos informar o nome do assessor daquela referida empresa, governo que se dedicou em informar sobre o assunto.
O que compromete o trabalho do jornalista ou o veículo de comunicação que reproduz os releases das assessorias é a falta de informação ou a não busca do tão conhecido "apuro da notícia".
Você, jornalista, que trabalha em sites de notícias ou veículos de informação que tem essa prática, comecem estimular o apuro da notícia e não fiquem na mão de fontes que apenas mostra uma visão de um assunto. Jornalista que se preze busca ver os dois lados do assunto e não reproduzir uma informação.
Por Élvio dos Anjos
fonte: google |
A grande maioria das informações que recebemos nas redações, não importa em qual veículos trabalhamos, vem, na maioria das vezes de uma única fonte. Parece até uma combinação de opiniões e alterações de imagens e fotos de uma mesma versão de informação.
A fonte que informa através de release os jornais, sites ou TV X que na maioria das vezes não apuram a materia e postam sem ao menos informar o nome do assessor daquela referida empresa, governo que se dedicou em informar sobre o assunto.
O que compromete o trabalho do jornalista ou o veículo de comunicação que reproduz os releases das assessorias é a falta de informação ou a não busca do tão conhecido "apuro da notícia".
Você, jornalista, que trabalha em sites de notícias ou veículos de informação que tem essa prática, comecem estimular o apuro da notícia e não fiquem na mão de fontes que apenas mostra uma visão de um assunto. Jornalista que se preze busca ver os dois lados do assunto e não reproduzir uma informação.
Por Élvio dos Anjos
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